9 vitualhas que fazem muito ao fígado de qualquer pessoa (e 3 que são péssimos)

A sustento é base da saúde para o corpo de qualquer pessoa. Sendo assim, se qualquer órgão não vai muito, é provável investir na dieta para melhorar o seu funcionamento. Conheça quais são as comidas que ajudam a aprimorar o trabalho do fígado.

Veja também: Alimentos que prejudicam a saúde do cérebro que você deveria evitar

Dicas de bons vitualhas para o fígado

1 – Beterraba

Beterraba

A beterraba é um ótimo manjar para controlar os índices de glicemia no corpo. Porém, para ter uma boa sucção, o mais indicado é o consumo do manjar ainda cru, que pode ser ralado. O nitrato presente na beterraba ajuda na vasodilatação e contém eminente texto de antioxidantes, responsáveis por proteger o fígado.

2 – Aveia

Aveia

Dentre os carboidratos, a aveia é um dos mais indicados, já que possui propriedades que ajudam a lastrar o organização. Ela é uma bela nascente de beta-glucana e auxilia a reduzir os níveis de colesterol LDL. Esse é o colesterol prejudicial para a saúde, em peculiar para o sistema vascular e para o fígado.

3 – Castanha-do-pará

Castanha-do-Pará

Embora seja uma oleaginosa, a castanha-do-pará apresenta o que chamamos de gordura boa. Ela é rica em ômega 3 e em vitaminas que são excelentes para a cicatrização e regeneração dos tecidos orgânicos, porquê o do fígado.

4 – Abacate

Abacate

O abacate é uma rica nascente de nutrientes e, com certeza, deve estar inserido na dieta. Ele possui bastante glutationa, que é um tipo de antioxidante capaz de agir diretamente no fígado e proteger o órgão.

5 – Alcachofra

Alcachofra
Alcachofra

A alcachofra é rica em silimarina, um antioxidante que é comercializado em vários fármacos. Ele serve justamente para o tratamento de doenças que afetam o fígado. Ela ajuda a diminuir a gordura visceral presente no órgão. Ela pode ser tanto consumida porquê chá quanto cozida.

6 – Brócolis

Brócolis

Os brócolis têm canferol, o qual fornece ação anti-inflamatória e ajuda a proteger e a restabelecer o fígado que está comprometido.

7 – Salmão

Salmão

A presença de uma boa concentração de ômega-3 é principal para o bom funcionamento do órgão em questão. Neste ponto, o salmão é um dos melhores vitualhas.

8 – Uva roxa

Uva

Outro manjar que pode ajudar na recuperação do fígado é a uva roxa, pois ela conta com resveratrol, principalmente nas sementes.

9 – Alho

Alho

A ação anti-inflamatória do alho melhora o funcionamento de praticamente todos os tecidos e órgãos do corpo.

Tipos de vitualhas prejudiciais ao fígado

Porquê mencionado, a sustento é a base de uma boa saúde para o corpo, muito porquê para o fígado. Portanto, mais do que ter uma dieta rica em bons nutrientes, o ideal é evitar os elementos prejudiciais. Conheça agora algumas comidas que precisam ser minimizadas na dieta diária.

1 – Açúcar e doces

Brownie

Segundo indicações das autoridades mundiais, o consumo quotidiano de açúcar não deve ser superior a seis colheres de sopa. Ainda assim, o ideal é evitar, já que diversos vitualhas contêm moléculas de açúcar variadas, porquê frutas, pães, massas, carboidratos etc.

2 – Mantimentos gordurosos

Bacon

As gorduras saturadas e trans devem ser evitadas ao sumo. Entretanto, é importante consumir gordura saudável, porquê ômega 3 ou alguns derivados vegetais importantes. Suplemente a sustento com óleo in natureza, abacate e leguminosas. Carnes vermelhas costumam ter eminente nível de gordura saturada e sobrecarregam o fígado.

3 – Sal

Sal

O excesso de sódio pode dar início a um quadro de fibrose hepática e faz com células de proteínas se acumulem no fígado. Isso pode gerar graves consequências para a saúde.

Lembre-se que essas são unicamente algumas dicas genéricas. O ideal é sempre seguir as orientações de nutricionistas e profissionais especializados em nutrição.

O post 9 alimentos que fazem bem ao fígado de qualquer pessoa (e 3 que são péssimos) apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.