Conheça 20 cursos gratuitos de Novidade Escola para fazer sem trespassar de mansão – Novidade Escola

Leste teor é gratuito, entre na sua conta para ter entrada completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorPaula SalasVictor Santos
02/09/2021
Compartilhe esse teor:
O biênio 2020-2021 é, definitivamente, um período de incontáveis desafios para os educadores, que exigiu uma reinvenção profissional e a incorporação de novas práticas e estratégias variadas para prometer a perpetuidade do processo de ensino e aprendizagem. 
Tudo isso fez com que professores e gestores fossem, cada vez mais, atrás de novos conhecimentos para já colocar em prática com seus estudantes. Para facilitar nessa jornada, NOVA ESCOLA tem um catálogo de cursos gratuitos, com certificação e alinhados à BNCC, que vão colaborar nessa obtenção de novas competências e habilidades profissionais. A seguir, listamos 20 desses cursos, e você pode submergir nos estudos ainda hoje! Confira: 
PARA SABER MAIS SOBRE A BNCC
1. BNCC: o que é e como levá-la para a sala de aula
Ainda tem dúvidas sobre a Base Vernáculo Geral Curricular? Não tem problema! Confira levante curso para entender a estrutura e os principais conceitos presentes no documento. Compreenda também qual é o papel de gestores, professores e alunos na implementação da BNCC e qual caminho ela percorre até chegar à sala de lição.
2. Competências Gerais na BNCC
Depois de entender o documento, conheça com mais detalhes as dez competências gerais da BNCC que devem ser desenvolvidas de forma transversal durante toda a Educação Básica. Saiba também uma vez que incluí-las no seu planejamento.
Entenda as dez competências gerais da BNCC
Saiba quais são os aspectos essenciais para trabalhar as dez competências gerais da BNCC e conheça dois casos reais de escolas públicas que transformaram a proposta do documento em prática.

3. Ensino Médio na BNCC – Investigação e Intervenção
O Novo Ensino Médio ainda gera muita dúvida. Neste curso, desempenado à BNCC, entenda as mudanças e o que o documento prevê para a lanço. Aprofunde-se também em dois dos eixos estruturantes: Investigação Científica e Mediação e Intervenção Sociocultural.
4. Ensino Médio na BNCC – Criatividade e Empreendedorismo
Neste curso, entenda os eixos Originalidade e o Empreendedorismo previstos na BNCC do Ensino Médio a partir do ponto de vista de professores, alunos e especialistas. São 10 horas de formação para compreender mais a proposta para a última lanço da Educação Básica.
5. Os campos de experiências na BNCC da Educação Infantil
Se você for professor de Educação Infantil, saiba mais uma vez que a BNCC organiza os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos bebês às crianças pequenas. Veja também uma vez que os direitos de aprendizagem e desenvolvimento se concretizam no cotidiano escolar por meio dos campos de experiências. 
Porquê prometer os direitos de aprendizagem da BNCC na pandemia
Entenda a importância dos seis direitos de aprendizagem previstos na BNCC de Educação Infantil e veja estratégias para testificar esses direitos em mansão e no retorno à escola

PARA O ENSINO HÍBRIDO
6. Ensino Híbrido – Laboratório Rotacional
A partir de planos de aulas reais, levante curso vai ajudar professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio a compreenderem definitivamente o padrão de trabalho do laboratório rotacional, uma estratégia eficiente para utilizar em diferentes contextos: presencial, remoto ou semipresencial.
7. Ensino Híbrido – Modelo Virtual Aprimorado
O padrão virtual polido é uma estratégia considerada disruptiva, já que sua proposta é consideravelmente dissemelhante da oferecida pela maioria das instituições de ensino brasileiras. Aproveite levante curso de NOVA ESCOLA para entender no que consiste levante padrão, que promete impulsionar a inovação nas salas de lição.
Próprio Ensino Híbrido
Confira conteúdos gratuitos para facilitar você, professor, a se inspirar nos modelos híbridos para os contextos remotos ou semipresenciais

8. Ensino Híbrido – Sala de Aula Invertida
Neste padrão, os professores propõem um conteúdo antes da lição propriamente dita sobre o tema sobrevir, sendo uma das estratégias que mais oferece possibilidades de aplicação nas escolas, inclusive no ensino remoto ou semipresencial. Leste curso vai detalhar o noção e apresentar ideias para planejar e já colocar a sala de lição invertida em prática.
9. Ensino Híbrido – Rotação por Estações
Leste curso vai facilitar mormente professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, aprofundando-se no padrão de rotação por estações, que prevê a realização de um volta em sala de lição, com atividades diferentes em cada um dos cantos.
10. Ensino Híbrido – Como selecionar e trabalhar com os modelos
São muitos os modelos possíveis para o trabalho com Ensino híbrido, e por isso, levante curso vai retomar as estratégias mais conhecidas, e apresentar possibilidades de mesclá-las em planos de lição – inclusive, com propostas para o trabalho remoto ou semipresencial.
11. Formação de professores para o Ensino híbrido
Com tantas possibilidades de modelos de trabalho com Ensino híbrido, é fundamental que os professores estejam preparados para empregar essas estratégias. Neste curso, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas de Ensino Fundamental vão entender uma vez que realizar formações nessa área, presencialmente ou a distância, e uma vez que começar a investir em estratégias de personalização do ensino.
Porquê usar ideias do ensino híbrido em Alfabetização
Saiba uma vez que desenvolver habilidades de leitura e escrita utilizando estratégias típicas de ensino híbrido, uma vez que sala de lição invertida

PARA APERFEIÇOAR SUA PRÁTICA
12. Language Improvement for Teachers
Aprimore sua proficiência em língua inglesa colocando a mão na volume, ou seja, usando o linguagem e gerando aprendizados que podem ser incorporados em sua prática pedagógica. A trilha é composta por cursos em níveis de proficiência e está alinhada ao Quadro Geral Europeu de Referência para línguas (CEFR) e à BNCC.
13. Trabalho com jogos: aproveitando o interesse dos alunos
Neste curso, dois experientes educadores mostram o porquê dos jogos serem boas estratégias para trabalhar conteúdos curriculares de uma forma lúdica. Sejam digitais ou físicos, saiba uma vez que levar jogos para a rotina da sua turma
14. Rotina das crianças: momentos de higiene e alimentação
Um pouco tão rotineiro uma vez que lavar as mãos ou manducar oferece para crianças da Educação Infantil oportunidades para prometer os seis direitos de aprendizagem e campos de experiência previstos na BNCC. Aprofunde-se neste curso gratuito e confira uma vez que aproveitar essas ações para colocar o pequeno uma vez que protagonista da sua aprendizagem.
15. Mão na massa: como trabalhar com HQs, vlogs, podcasts e outros gêneros digitais
Os gêneros digitais já fazem segmento da vida de alunos e professores. A BNCC coloca que eles devem ser trabalhados durante a Educação Básica. Entenda como levar esses textos para sua sala de lição presencial ou remota.

16. Saiba mais sobre ferramentas digitais
Durante a pandemia, NOVA ESCOLA preparou diversos cursos ensinando a usar ferramentas digitais tais uma vez que Google Drive, Instagram, Google Classroom, Facebook entre outras. Todos os cursos contaram com especialistas e professores que compartilharam suas experiências. Eles estão disponíveis gratuitamente e, para saber, acesse aqui
17. Letramento Matemático na Educação Infantil
O objetivo deste curso é facilitar o professor no planejamento de propostas com os conhecimentos matemáticos, sempre por meio de experiências significativas para os pequenos, e visando solidar um processo permeado de intencionalidade didática.
18. Leitura para bebês
A proposta cá é refletir sobre critérios de escolha de livros interessantes, além de oferecer sugestões de planejamento das situações de leitura e de levantamento de expectativas de aprendizagens para os bebês e crianças muito pequenas – tudo para que construam cada vez mais privança com os livros.
PARA GESTORES
19. Acolhimento e segurança no retorno às aulas
O retorno semipresencial às escolas é permeado por muitos desafios; por isso, levante curso procura facilitar coordenadores pedagógicos e diretores a se planejarem em todas as frentes: protecção emocional; procura ativa; garantia de aprendizagem; e simples, a solidar um retorno seguro, com todos os protocolos de higiene e saúde.
20. Apoiando a equipe no replanejamento contínuo
Confira sugestões para estribar o planejamento de sua equipe de professores, que vão desde o auxílio na construção de um instrumento de planejamento das ações e objetivos de aprendizagem, até considerações sobre adaptação de modalidades, uma vez que no caso de a escola ter iniciado o ano remotamente e depois transmigrar para o semipresencial.
Gestão democrática: a escola unida contra a pandemia
Conheça experiências de escolas com construções e princípios da gestão democrática e uma vez que elas estão lidando com os desafios da pandemia
Mais lidas da semana
Sugestões de brincadeiras para usar na alfabetização | Novidade Escola
Qual a diferença entre "zero a ver" e "zero possuir"? | Novidade Escola
Quando redigir “há anos” ou “a anos”? | Novidade Escola
Sarau Junina na Ensino Infantil: possibilidades e sugestões de trabalho com os campos de experiência | Novidade Escola
Final de semestre: sugestões para determinar o seu trabalho e o progressão de seus alunos | Novidade Escola
Relacionadas
24 cursos gratuitos de Novidade Escola para fazer sem trespassar de mansão
De professora para professores: 9 sugestões de materiais de estudo para se aprimorar no trabalho docente
Ensino híbrido: 10 conteúdos para entender o que é e uma vez que colocar em prática
Últimas notícias
Anos Iniciais
Sugestões de brincadeiras para usar na alfabetização
Professora Mara Mansani compartilha pontos de atenção para planejar esse tipo de atividade e traz três propostas para usar em sala de lição
Família e escola
Ensino Infantil: uma vez que fortalecer os laços com pais e responsáveis no retorno às atividades presenciais
Conheça estratégias para cuidar desse vínculo tão importante
Balanço do semestre
Final de semestre: sugestões para determinar o seu trabalho e o progressão de seus alunos
É momento de fazer uma retrospectiva do semestre para verificar o que foi verosímil abordar, o que pode continuar fazendo e o que deixar de fazer
Valorização da Ensino pública
Três escolas brasileiras são finalistas de prêmio que vai escolher as melhores do mundo
Compromisso com uso de tecnologias para o enfrentamento de problemas sociais e ambientais, com a Ensino de familiares de alunos e com a gestão democrática destacaram as três instituições públicas brasileiras em premiação internacional
Prêmio Educador Nota 10
Educador do Ano: “a cultura atual dos alunos também gera conhecimento”
Linaldo de Oliveira, professor de Ciências da Natureza dos Anos Finais do Fundamental e um dos vencedores do Prêmio Educador Nota 10, fala do seu projeto e de uma vez que está trabalhando hoje na perspectiva da recomposição de aprendizagens
Para se informar
Para empregar em lição
Para se capacitar
Mais conteúdos
Newsletter
A Novidade Escola
Transparência
Redes sociais
Associação Novidade Escola © 2021 – Todos os direitos reservados.

source