Decisão do STJ muda obrigatoriedades dos planos de saúde

A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tirou algumas obrigatoriedades dos planos de saúde. Agora os convênios podem não deter alguns exames, terapias, cirurgias e medicamentos que não estão no rol da Filial Pátrio de Saúde Suplementar (ANS).

Leia mais: Plano de saúde está caro? Conheça seus direitos para mudar de convênio

A decisão pode prejudicar milhares de brasileiros. Principalmente aqueles que dependem de alguns tratamentos específicos, porquê é o caso dos autistas. A grande preocupação é que a falta de cobertura por segmento dos planos de saúde prejudiquem o tratamento daqueles que não têm condições de arcar com os custos altos.

Obrigatoriedades dos planos de saúde

O problema tende a se tornar ainda maior, preveem alguns especialistas em saúde. Com o termo de algumas obrigatoriedades, os planos de saúde podem se tornar inviáveis para muitas famílias, principalmente se houver reajustes nos preços.

.ads_conteudo_top {
width: 300px;
height: 250px;
}
@media (min-width: 350px) {
.ads_conteudo_top {
width: 100%;
height: 280px;
text-align: center;
margin-bottom: 10px;
}
}
@media (min-width: 500px) {
.ads_conteudo_top {
width: 100%;
height: 280px;
}
}
.ads_conteudo_top22 {
margin-right: 10px;
margin-bottom: 10px;
max-width: 100%;
margin: auto;
height: 336px;
}


//

Portanto é muito provável que alguns brasileiros deixem de remunerar pelo serviço. Isso pode sobrecarregar ainda mais o atendimento público no país, aumentando as filas e prejudicando inúmeros tratamentos.

Pela decisão do STJ, o rol de procedimentos da ANS passa a ser considerado taxativo. Em outras palavras, o que não está na lista não é mais uma obrigatoriedade dos planos de saúde.

Pela regra anterior, a cobertura era considerada exemplificativa. Os planos de saúde não se limitavam a deter somente o que estava na lista, por sofrear somente os tratamentos básicos. Caso os planos se negassem, os clientes ainda tinham a possibilidade de recorrer à justiça.

Mas agora os convênios não precisam mais arcar com alguns procedimentos, se já houver qualquer similar no rol da ANS. E mesmo que os pacientes ainda possam buscar os seus direitos, as chances de as causas serem aceitas são menores por pretexto da decisão.

O post Decisão do STJ muda obrigatoriedades dos planos de saúde apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.