FADENOR divulga gabarito concurso Prefeitura Montes Claros (Saúde)

As provas concurso Prefeitura de Montes Claros para Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias é nesta sexta-feira. Para o primeiro missão, a prova é das 13:40 às 16:40, enquanto para o segundo, a lanço será aplicada das 7:40 às 10:40.

Os gabaritos serão divulgados amanhã (18), no site da FADENOR (Instalação de Esteio ao Desenvolvimento do Ensino do Setentrião de Minas).

Quem não concordar, poderá entrar com recurso contra o gabarito somente no dia 19 de junho, das 8h às 17h. A publicação dos gabaritos posteriormente recursos estarão na página da responsável pelo torneio em 5 de agosto.

Concurso Prefeitura de Montes Claros (MG) – Saúde: número de vagas por missão, salário e atribuições

São 317 vagas de ensino médio, 141 para Agente Comunitário de Saúde e 230 para Agente de Combate às Endemias. As oportunidades são para provimento inopino e formação de cadastro reserva. Para ambos os cargos, o salário é de R$1.500,00 por jornada de 40 horas semanais.

Em relação às atribuições, confira inferior algumas das tarefas desempenhadas:

Agente Comunitário de Saúde: 

  • Coletar e registrar dados para controle e planejamento das ações de saúde;
  • Mobilizar e estimular a comunidade para participação nas políticas públicas de saúde;
  • Registrar visitas periódicas para seguimento de gestantes, mulheres posteriormente o parto, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com sofrimentos psíquico, dependentes químicos, mulheres, homens, grupos de homossexuais e transexuais e pessoas em Instituições de Longa Permanência;
  • Profissionais com ensino técnico, poderão medir pressão arterial, glicemia e temperatura;
  • Procura ativa e notificação compulsória  de doenças e agravos, surtos, violências e situações sanitárias e ambientais;
  • Gestão das filas de espera.

Agente de Combate às Endemias

  • Planejamento e mapeamento institucional, social e demográfico;
  • Elaboração, implementação, avaliação e reprogramação dos planos de ação para o enfrentamento de determinantes do processo saúde-doença;
  • Atividades de vigilância, prevenção, controle de doenças e promoção da saúde;
  • Desenvolvimento de ações educativas e mobilização das comunidades à prevenção e controle de doenças;
  • Identificação de casos suspeitos e informação à mando sanitária responsável;
  • Cadastramento e atualização da base de residências atendidas;
  • Registro das atividades desempenhadas, conforme diretrizes do SUS.

Uma vez que serão as provas do concurso Prefeitura de Montes Claros?

De caráter supressório e classificatório, a prova objetiva do concurso Prefeitura de Montes Claros (MG) serão compostas por 30 questões valendo 100 pontos. Os candidatos responderão perguntas sobre Conhecimentos na dimensão da saúde e Legislação Municipal, Língua Portuguesa e Matemática

Para ser reconhecido é preciso obter, no mínimo, 50% da pontuação exigida. Caso haja empate, a preferência é pelos candidatos com idade igual ou superior a 60 anos, conforme o parágrafo único do item 27 (Regime do Idoso).

Persistindo o empate, os critérios são obter, sucessivamente, a maior pontuação nas questões de Conhecimentos na dimensão da saúde e Legislação Municipal, Matemática e Língua Portuguesa. Se o empate continuar, o último critério é ter exercido a função de jurado.

Concurso Prefeitura de Montes Claros (MG) – Saúde: quais as próximas etapas do concurso?

Haverá ainda Curso Introdutório de Formação Inicial, de caráter supressório. A contratação dos profissionais está atrelada ao desempenho no curso. As informações sobre datas e lugar de realização, fardo horária, critérios de frequência e mecanismos de avaliação serão divulgadas posteriormente pela Prefeitura de Montes Claros.