O sege gasta mais combustível se encher o tanque? Mito ou verdade?

Combustivel

A procura por truques e métodos para economizar combustível está cada vez mais permanente diante dos altos preços cobrados atualmente. Por isso, existem algumas práticas que acabam sendo evitadas, porquê encher o tanque, por exemplo. Mas será que isso realmente atrapalha no consumo e faz o sege gastar mais? Entenda agora o que acontece.

Veja também: Olha o golpe! 7 dicas boas para não ser enganado no posto de combustível

Encher o tanque do sege faz gastar mais combustível?

Primeiramente, vale substanciar que está cada dia mais complicado conseguir encher o tanque. No entanto, diante de uma boa promoção, vale a pena aproveitar alguns centavos mais baratos e poupar na hora de abastecer. O problema é que muitas pessoas ficam com receio de gastar mais com o tanque pleno.

A premissa surgiu a partir da lógica de que o sege mais pesado acaba gastando mais, o que de vestuário é verdade. De contrato com um profissional da SAE Brasil entrevistado pelo Uol, a cada 100 kg de peso a mais, o veículo tende a gastar 6% a mais de combustível, seja gasolina ou etanol.

Cada 1 litro de gasolina ou de etanol pesa em torno de 760 gramas, mais ou menos. Assim, um sege com tanque grande que comporta 50 litros, estaria com 38 kg a mais de peso, o que gera um gasto 2,2% maior no que diz reverência ao combustível.

Diferença não é um tanto relevante

Embora o peso do sege seja relevante para poupar gasolina, a verdade é que a maneira porquê se dirige é ainda mais incisiva nessa questão. Aliás, rodar na suplente também faz o combustível ser esvaziado mais rápido, pois a evaporação do líquido é maior.

Se você está regulando cada centavo gasto com provisão, uma dica é rodar com o tanque sempre um pouco supra da metade. Isso garante um peso irrelevante e maior eficiência no dia a dia. Sempre acelere de forma dosada e respeite os limites de velocidade para poupar mais.

O post O carro gasta mais combustível se encher o tanque? Mito ou verdade? apareceu primeiro em Edital Concursos Brasil.